Beneficiários da Ulbra Saúde têm direito à portabilidade especial

argaiv1022

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instituiu a portabilidade especial de carências para todos os beneficiários da Ulbra Saúde. A operadora de planos de saúde teve que encerrar suas atividades após constatação por parte da ANS da impossibilidade de recuperação de graves problemas econômico-financeiros, assistenciais e administrativos.

Todos os beneficiários poderão ingressar em outras operadoras de planos de saúde levando consigo os períodos de carência já cumpridos, independentemente do tipo de contratação do plano de origem ser individual ou familiar, coletivo por adesão ou coletivo empresarial, e da data de aniversário dos contratos.

Os interessados terão por prazo até 4 de fevereiro de 2011 para exercer a portabilidade especial de carências. Para isso, deverão apresentar os três últimos boletos vencidos pagos. Os beneficiários que não cumpriram os prazos de carência no plano de origem, ou que estejam em cobertura parcial temporária (CPT) deverão cumprir os períodos remanescentes.

A portabilidade especial poderá ser exercida também entre planos de segmentações assistenciais distintas, desde que sejam cumpridos os períodos de carência e de cobertura parcial temporária para as coberturas incluídas no plano de destino e não previstas no plano de origem.

Sobre a Ulbra Saúde
A Ulbra Saúde tem cerca de 14 mil beneficiários, em sua maioria concentrados no Rio Grande do Sul. Em dezembro de 2008, a ANS decretou os regimes especiais de Direção Fiscal (RO nº 577) e de Direção Técnica (RO nº 578). Em janeiro de 2010, a operadora entrou novamente em regime de Direção Fiscal por continuar apresentando anormalidades econômico-financeiras graves. Sendo assim, no dia 6 de dezembro, foi publicada a Resolução Operacional (RO nº 955), que decretou a portabilidade especial de carências e a liquidação extrajudicial da Ulbra Saúde.
 
Em caso de dúvidas ou dificuldades para o exercício da portabilidade especial de carências, os beneficiários podem entrar em contato com a ANS pelo Disque-ANS (0800 701 9656), pelo Fale Conosco, no site www.ans.gov.br, ou, pessoalmente, no Núcleo da ANS Rio Grande do Sul.

Fonte: ANS

Comentários  

 
# Marcelo 28-02-2011 14:32
O prazo da portabilidade especial foi prorrogado por mais 90 dias.

RESOLUÇÃO OPERACIONAL - RO Nº 976, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2011


Dispõe sobre o sobrestamento do
Regime de Liquidação Extrajudicial na
operadora Comunidade Evangélica
Luterana São Paulo –CELSP – ULBRA
SAÚDE e prorroga a portabilidade
especial para seus beneficiários.

Art. 2º Fica prorrogado o prazo por até 90 (noventa) dias para que os beneficiários da operadora Comunidade Evangélica Luterana São Paulo – CELSP (ULBRA SAÚDE) exerçam a portabilidade especial de carências para plano individual ou familiar da escolha desses beneficiários, na forma prevista na Resolução Normativa nº 186, de 14 de janeiro de 2008, observadas as seguintes especificidades :
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 28-02-2011 17:17
Muito obrigado pela contribuição Marcelo!

Realmente o prazo para exercício da portabilidade especial foi extendido para tentar evitar ao máximo danos aos antigos segurados.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar