Ibope: Saúde é preocupação nacional

argaiv1022

Pesquisa do IBOPE Inteligência desenvolvida para o movimento popular perguntou à população o que pediria ao futuro presidente

A pedido do movimento “Carta de um brasileiro”, o IBOPE Inteligência perguntou a 2002 pessoas de 140 municípios do Brasil:  “Se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas cinco minutos, o que você pediria a ele para você mesmo?”. As respostas destacam saúde e emprego como prioridade nacional.
O levantamento, que ouviu maiores de 16 anos, de todas as classes sociais, entre 15 e 18 de outubro revela que 56% dos entrevistados pedem à presidente eleita melhoria na área de saúde, com mais hospitais e postos de atendimento, um aumento no número de médicos e de equipamentos nos hospitais, e a redução das filas e tempo de espera, além de mencionarem uma melhoria no treinamento de funcionários para um atendimento mais cordial.

Já emprego fica em primeiro lugar das menções espontâneas num total de 36% dos votos, o que segundo o professor Backer Fernandes Ribeiro, idealizador do movimento “Carta de um brasileiro”, levanta uma questão importante: “a taxa de desemprego é a mais baixa quando comparada com a série histórica, algo em torno de 7 a 8%. Isso indica que o problema não está em encontrar emprego, mas sim na qualificação do trabalhador, já que o Brasil está precisando e tem importado mão-de-obra qualificada”.

Laure Castelnau, diretora executiva de marketing e novos negócios do IBOPE Inteligência, acrescenta que o resultado indica, uma preocupação nacional com a manutenção do emprego, atingindo todas as regiões, classes sociais, níveis de escolaridade e renda. “Há uma insegurança em relação ao futuro, e não é somente com a oferta de emprego, mas também com a segurança da empregabilidade em termos duradouros, incluindo perspectivas de carreira”, explica.

São citados também a melhora na educação e a garantia de segurança, que aparece com 41% do total de menções, mas segundo Laure são “pedidos” mais lineares, ou seja, importante para todos, de forma mais homogênea.

Além da pesquisa, disponível na íntegra pelo site www.cartadeumbrasileiro.com.br, os cidadãos brasileiros podem fazer seus pedidos para a presidente eleita tanto em mãos por onde a equipe de “Carta de um brasileiro” passar, quanto virtualmente pelo site do movimento.

O movimento "Carta de um brasileiro" partiu no último domingo (21 de novembro) de São Paulo em caminhada rumo a Brasília, para entregar no dia 1º de janeiro, na posse de Dilma Rousseff, o documento com as principais reivindicações da população brasileira.

Fonte: Carta de um Brasileiro

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar