Espanha prepara o primeiro transplante duplo de pernas

argaiv1995

MADRI — A Espanha prepara-se para realizar o primeiro transplante duplo de pernas no mundo e acaba de autorizar um quarto transplante de rosto, informou nesta terça-feira o ministério da Saúde.

Este futuro "transplante duplo de pernas" será o primeiro do mundo e será realizado em um paciente amputado nos joelhos após sofrer um acidente, explicou à AFP um porta-voz do ministério.

Trata-se de "um paciente no qual as próteses que existem não se adaptam a ele", informou.

"A cirurgia de transplante duplo de pernas foi autorizada em maio a pedido do médico Pedro Cavada", declarou o porta-voz, acrescentando que a equipe de cirurgiões "está buscando um doador compatível".

"Não se sabe ainda a data, mas pode ser tanto em dois meses como em seis meses, tudo depende de encontrar um doador adequado", explicou.

Simultaneamente, a ministra da Saúde, Leire Pajun, anunciou que a Comissão Nacional de Transplantes acaba de autorizar um quarto transplante de rosto na Espanha.

A autorização também foi concedida à equipe do doutor Cavadas, segundo um comunicado do ministério, que afirmou que dos 13 transplantes faciais realizados no mundo até agora, sete foram feitos na França, três na Espanha, dois nos Estados Unidos e um na China.

Os anúncios foram feitos em Madri no âmbito do simpósio internacional sobre transplantes, organizado pela Organização Nacional de Transplantes (ONT).

"Os transplantes de mãos, de braços e face, provenientes de pessoas falecidas, eram ficção científica há apenas dez anos. Hoje são uma esplêndida realidade em nossos hospitais", afirmou no simpósio Rafael Matesanz, diretor da ONT.

Um primeiro transplante total de face foi realizado em março no hospital de Vall d'Hebron, em Barcelona, em um homem que tinha graves deformidades em seu rosto após um acidente; o paciente deixou o hospital em julho.

Fonte: AFP

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar